
Em clima de esperança e emoção foi realizado na manhã deste sábado, 11 de fevereiro, no município de Barão de Melgaço, o lançamento da etapa fluvial da 10ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão.
O projeto, de iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e da Defensoria Pública com o apoio do Navio de Assistência Hospitalar (NasH) “Tenente Maximiano, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, e de outras instituições, levará, de 11 a 20 de fevereiro, assistência hospitalar e jurídica, conscientização ambiental, além de serviços básicos para o exercício da cidadania, como: emissão de certidão de nascimento, RG, CPF e inscrição no Bolsa Família, entre outros, para uma população isolada que vive às margens do Rio Cuiabá, no Pantanal mato-grossense.
Ao todo a expedição fluvial percorre mais de 30 comunidades e envolve 200 profissionais. Além dos atendimentos prestados, serão distribuídos materiais escolares, brinquedos, roupas, cobertores, toalhas, remédios e kits de higiene bucal.
Durante a cerimônia de abertura, os militares do NAsH “Tenente Maximiano” iniciaram os atendimentos médicos e odontológicos, tendo sido distribuídos mais de cinco mil medicamentos.
No domingo, dia 12 de fevereiro, o NAsH continuou os atendimentos no período da manhã e, à tarde, seguiu para a Comunidade de Porto Brandão.