Comando do 6º Distrito Naval Apoia Estágio de Verão de Aspirantes

Aspirantes a bordo do Monitor Parnaiba

No período de 12 a 21 de dezembro, 11 aspirantes da Escola Naval participam do Estágio de Verão na área do Comando do 6º Distrito Naval, sediado em Ladário (MS).

O Comandante do 6° Distrito Naval, Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, ministrou palestra para os Alunos com o objetivo de apresentar as características da Região e as atividades desenvolvidas na Área.

Durante o Estágio, os alunos embarcaram no Monitor Parnaiba, Navio Transporte Fluvial Paraguassu e Navio de Apoio Logístico Potengi, Navios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, com o objetivo de conhecer como é a rotina de bordo e a navegação no Rio Paraguai.

O aluno Ricardo Melo, do 3° ano, realizou, com o auxilio da Tripulação, o suspender de um Navio. “É muito bom colocar em pratica o que estamos aprendendo na Escola Naval, para um Aspirante manobrar um Navio de Guerra e indescritível".

No período embarcado, participaram de diversas atividades e exercícios, como Exercício de Defesa Anti-aérea, Transferência de Carga Leve e Óleo, Ameaça Assimétrica, Controle de Avarias-CAV, Homem ao Mar e Operações Aéreas com utilização de uma Aeronave UH-12, do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

Navio de Apoio Logístico Potengi (G17) e Navio de Transporte Fluvial Paraguassu (U17) durante exercício de Transporte de Carga Leve

 

Os Aspirantes participaram da cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro e conhecerem as Organizações Militares da área.

Para o aluno Arthur Neto, de 20 anos, do 2° ano, estes momentos são de suma importância para seu futuro. "É fundamental conhecer todas as possibilidades que a Marinha te proporciona, nestes momentos temos que encontrar o que "enche nossos olhos" para fazer a melhor opção entre o quadro de Intendentes, Fuzileiro ou Armada" disse o Aspirante.

O Estágio é realizado durante as férias escolares da EN, quando os alunos participam de viagens e visitas à Organizações Militares distribuídas por todo o Brasil, como complemento à formação recebida durante o ano letivo.