Pular para o conteúdo principal

3º Batalhão de Operações Ribeirinhas adquire novos cães Pastor Belga Malinois

  • Publicado em 19/12/2025 - 09:01
  • Atualizado em 19/12/2025 - 09:02
Compartilhe:
Militares do 3ºBTtlOpRib e os novos cães

Militares do 3ºBTtlOpRib e os novos cães

 

   O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib) adquiriu, na primeira semana de dezembro, quatro novos cães da raça Pastor Belga Malinois - dois filhotes e dois cães já adestrados em detecção de narcóticos. Os cães representam um incremento para a prontidão da Organização Militar (OM), reforçando a capacidade operativa e ampliando as possibilidades de emprego em atividades como patrulha, detecção e apoio direto a Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização.

 

   A aquisição foi viabilizada com recursos do Programa Calha Norte, iniciativa do Ministério da Defesa para o fortalecimento estrutural e operacional de OMs em regiões de interesse para a soberania nacional. O programa tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento, aparelhamento e proteção da faixa de fronteira oeste do Brasil.

 

   “O Programa Calha Norte tem sido fundamental para ampliar nossas capacidades, permitindo investimentos que realmente fazem diferença no setor operativo. A chegada dos cães Pastor Belga Malinois — animais de excelência, reconhecidos internacionalmente pelo alto desempenho e versatilidade — representa um salto qualitativo nas operações que serão conduzidas pelo 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas”, ressaltou o Capitão de Fragata (FN) Danilo Lopes, Comandante da OM.

 


Cão realizando demonstração de faro
 

Compartilhe: