Militares receberam certificados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) promoveu, no dia 12 de novembro, no Hotel de Trânsito da Marinha em Ladário, cerimônia de formatura dos participantes da segunda edição de 2025 do Programa Marinheiro Empreendedor. A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus do Pantanal e foi direcionada aos militares do Serviço Militar Voluntário (SMV) que se encontram na etapa final de seu tempo de serviço na Marinha do Brasil.
O objetivo do projeto é o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras e capacitação dos participantes para a inserção no mercado de trabalho. Durante o curso, 12 praças, entre Marinheiros, Cabos e Sargentos, participaram de aulas sobre gestão financeira, produção, planejamento e estruturação de produtos e serviços. Ao final, os militares elaboraram modelos de negócios estruturados, abrangendo segmentos como prestação de serviços, gastronomia e soluções técnicas, com foco em demandas reais da região pantaneira.
A capacitação foi conduzida por professores da UFMS, com apoio de monitores que acompanharam o desenvolvimento dos trabalhos.
A coordenadora do Programa e Professora Doutora Roosiley dos Santos Souza enfatizou a relevância da iniciativa. “Nesta segunda edição deste ano, reforçamos o compromisso de apoiar a transição profissional dos participantes, valorizando as competências desenvolvidas ao longo da trajetória militar. Os projetos demonstram potencial de impacto na comunidade, e nossa equipe seguirá acompanhando e apoiando cada um deles”.
O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, também ressaltou o significado da capacitação. “O Programa representa mais do que o fim de uma capacitação. Constitui um legado para esses militares, que levam consigo, além das experiências vividas sob a farda, o preparo necessário para liderar, inovar e empreender na vida civil, com a mesma dedicação e espírito de missão demonstrados ao longo da carreira militar”.
O Programa contabiliza, desde o projeto piloto, em 2019, 132 propostas de novos negócios para região e outras localidades.
Evento foi realizado no Hotel de Trânsito da Marinha em Ladário
