Pular para o conteúdo principal

Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste apresenta projeto de balizamento à Câmara dos Deputados do Paraguai

  • Publicado em 31/10/2025 - 11:50
  • Atualizado em 31/10/2025 - 11:50
Compartilhe:
CHN6

Diretor do CHN-6 na apresentação na Câmara dos Deputados. Foto: Honorable Cámara de Diputados del Paraguay

        No dia 24 de outubro, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) participou de audiência da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Cooperativismo, na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Paraguai, em Assunção.

    Durante a audiência, o Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Elides Freitas de Jesus Júnior, apresentou a Comissão BALIZOPE, ação pioneira da Marinha do Brasil (MB) cujo objetivo é implantar 183 auxílios à navegação nos 542 km do trecho paraguaio cartografado da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

    “A apresentação foi uma oportunidade única de conscientizar a cúpula da Comissão sobre a importância da sinalização para a HPP, representada por balizas e faroletes que indicam a derrota confiável e segura para o navegante em meio à forte dinâmica do leito do rio Paraguai. A implantação promove, ainda, o desenvolvimento econômico na HPP, cujo crescimento anual está projetado entre 25 e 30 milhões de toneladas de cargas transportadas,  fortalecendo  a integração logística e o turismo regionais entre os países”, explicou o Diretor.

    Na oportunidade, também foram apresentados os avanços em execução no ano corrente, com a implantação de 44 balizas nas margens paraguaias, com previsão de instalação de mais cinco, nos 150 km que compreendem desde Puerto Rosario até Assunção-PY.

    Presidida pelo Deputado Héctor Bocha Figueredo, a audiência ainda contou com as presenças dos Deputados José Rodríguez e Yamil Esgaib; do Embaixador da República Federativa do Brasil no Paraguai, José Antonio Marcondes de Carvalho; do Adido Naval do Brasil no Paraguai, Capitão de Mar e Guerra (FN) Anderson Neves Navi; além dos diplomatas da Embaixada do Brasil em Assunção, Márcio Blois Gasparri e João Viana.



Apresentação na Câmara dos Deputados. Fonte: Honorable Cámara de Diputados del Paraguay

Compartilhe: