Pular para o conteúdo principal

Cães de Guerra do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas conquistam certificação em prova de obediência e sociabilidade

  • Publicado em 18/06/2025 - 10:05
  • Atualizado em 18/06/2025 - 10:09
Compartilhe:
Cães do 3ºBtlOpRib que realizaram a prova “Begleithund”

Cães do 3ºBtlOpRib que realizaram a prova “Begleithund”

 

   Dois Cães de Guerra do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib) participaram, nos dias 31 de maio e 1º de junho, da prova de titulação BH (Begleithund), em Araçoiaba da Serra (SP). Durante a avaliação, foram realizados testes de obediência e sociabilidade, reconhecidos na cinotecnia e homologados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). A titulação obtida é pré-requisito para certificações mais avançadas como provas de proteção, faro e busca.

   “A prova exige o absoluto controle do condutor durante os comandos como de sentar, deitar, andar junto, permanecer imóvel e ficar sob controle em meio a distrações. Esses comportamentos formam a base da disciplina exigida para tarefas militares, garantindo que o cão responda com precisão em situações de alto estresse. Além disso, cães que passam pela BegleitHund têm menor probabilidade de agir de forma imprevisível, reduzindo o risco de acidentes com civis, militares ou outros cães durante as operações”, ressaltou o Encarregado da Seção de Cães de Guerra do 3ºBtlOpRib, Primeiro-Tenente (AFN) Vinícius da Costa e Silva.

   Além dos cães do 3ºBtlOpRib, participaram da prova de titulação dois cães do 1º Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (1ºBtlProtDefNBQR).

   O evento contou com a presença de adestradores civis e militares, reforçando a importância do adestramento especializado para as ações de segurança e defesa do território nacional. 

Cão na execução dos testes de obediência e sociabilidade

Cão na execução dos testes de obediência e sociabilidade

Equipes que realizaram prova de titulação BH

Equipes que realizaram prova de titulação BH

Compartilhe: