Pular para o conteúdo principal

Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste obtém autonomia para a edição do banco de dados de informações batimétricas da Hidrovia Paraguai-Paraná

  • Publicado em 23/05/2025 - 14:33
  • Atualizado em 23/05/2025 - 14:35
Compartilhe:
Militares no estudo dos elementos cartográficos

Militares no estudo dos elementos cartográficos

 

   O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), recebeu, em maio, autonomia para a edição das camadas “Batimetria Final”, do software Bathy DataBASE, e “Fundo e Perigos”, do software Hydrographic Production Database (HPD), responsáveis pelo armazenamento de informações batimétricas da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

   A partir de agora, o CHN-6 inicia uma nova etapa, com o objetivo de alcançar a capacidade de produção de cartas náuticas da HPP. A habilitação cartográfica promoverá celeridade na atualização e divulgação dos produtos náuticos à comunidade marítima, impactando diretamente a segurança da navegação.

   Essa conquista encerra a primeira etapa do processo de elevação a Centro de Hidrografia e Navegação, iniciado em 2020 quando era denominado Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.

   Para o Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Elides Freitas de Jesus Júnior, “a conquista é resultado da colaboração de toda a tripulação, com destaque para os militares responsáveis pelos processos de Análise de Levantamentos Hidrográficos e de Geração de Elementos. Tais militares desempenharam um papel fundamental na busca constante pelo conhecimento necessário para alcançar o mais elevado nível requerido pela DHN, condição para a concessão da referida autonomia”. O Diretor destacou, também, o apoio técnico prestado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), “que proporcionou a capacitação indispensável ao alinhamento técnico com os procedimentos já estabelecidos por aquele Centro”.

Compartilhe: