
Capelão Naval promoveu dinâmica para abordar a dimensão da fé no cuidado pessoal
Em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro e ao Dia do Técnico de Enfermagem, celebrados nos dias 12 e 20 de maio, respectivamente, o Hospital Naval de Ladário (HNLa) promoveu a I Semana de Enfermagem. Com o tema “O Trabalho de Enfermagem em um mundo mergulhado em múltiplas crises”, o evento, realizado nos dias 15 e 16 de maio, teve como propósito a reflexão da importância e o reconhecimento dos profissionais de Enfermagem.
Durante a cerimônia de abertura, no dia 15, o Diretor do HNLa, Capitão de Mar e Guerra (Md) Marcus Vinícius Miguez Oliveira, destacou a relevância do serviço de enfermagem na instituição. “A enfermagem está presente em todos os setores do hospital e o efetivo é de extrema importância para o bom funcionamento da unidade hospitalar e no cuidado à Família Naval”, destacou.
O evento contou com as palestras “Os desafios da enfermagem militar no HNLa”, com a Capitão de Corveta (S) Carla Franca Salustiano; “Regras de conduta e convivência entre militares da Marinha do Brasil”, com o Suboficial-Mor do HNLa, Suboficial-EF Otavio Marcelo Farias dos Santos; e “A enfermagem em mundo mergulhado em crises”, com a auditora de serviço de saúde da Prefeitura de Ladário e Professora na Faculdade de Medicina da Unicesumar, enfermeira Dilene Ebeling.
No dia 16, em uma atividade voltada à reflexão e bem-estar, o Capelão Naval do Comando do 6º Distrito Naval, Capitão-Tenente (T) Anderson Rodrigues do Nascimento conduziu uma dinâmica em grupo para abordar a dimensão da fé no cuidado pessoal e com o próximo. Em seguida, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação promoveu uma atividade funcional, incentivando a prática de exercícios físicos.
O evento contou, ainda, com a participação de integrantes do curso de Estética do SENAC, que realizaram ações de promoção, bem-estar e autocuidado com os profissionais de enfermagem.
“O evento salientou a missão de ‘cuidar de quem cuida’, reconhecendo e valorizando os profissionais que, diariamente, estão à beira do leito, levando conforto, atenção e dignidade à Família Naval”, ressaltou o Diretor do HNLa.
Militares da área de enfermagem durante prática de exercício físico