
Movimento de desembarque dos cães
Como parte da preparação contínua dos cães do Canil Capitão-Tenente Lobão, o 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval, realizou, no dia 8 de maio, treinamento especializado de embarque, desembarque e voo em aeronaves de asas rotativas, ambientando os cães de guerra a ruídos intensos, vibrações e outros estímulos sensoriais característicos do voo de helicóptero.
O exercício, conduzido em conjunto com o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), teve como foco a ambientação dos cães ao ambiente aéreo, permitindo que estejam prontos para atuar em situações que exijam deslocamento rápido por via aérea, como operações em áreas de difícil acesso ou de resposta imediata ao tráfico de drogas e descaminho de mercadorias.
“A familiarização dos cães com aeronaves é essencial para que possamos integrá-los de maneira segura e eficiente às operações aéreas, especialmente nas áreas de fronteira, onde o tempo de resposta é determinante. Com esse tipo de treinamento, aumentamos significativamente a mobilidade e o alcance das equipes cinotécnicas”, destacou o Chefe de Operações do EsqdHU-61, Capitão-Tenente Mateus Lima.
Movimento de desembarque da aeronave