Embarcação Barão de Melgaço auxilia Bombeiros de MS na Op Pantanal II

     O Comando Conjunto segue apoiando o combate aos incêndios nos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). No último dia 07 de setembro, nas proximidades da Barra de São Lourenço, região localizada na divisa dos estados de MT e MS, a embarcação Aviso de Apoio Fluvial Barão de Melgaço, da Força Naval Componente (FNC), prestou apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). A embarcação transportou 2,5 mil litros de combustível (gasolina e diesel), 450 litros de água, além de cestas básicas e outros mantimentos alimentícios visando estender a capacidade operativa dos brigadistas na região.

 

 

 

     Conheça o AvApFlu Barão de Melgaço - Com 23 metros de comprimento, 5,25 metros de boca e deslocamento de 80 toneladas, o AvApFlu Barão de Melgaço é a embarcação mais antiga em atividade da Marinha do Brasil. Tem a capacidade de transportar até 40 militares com uma autonomia de 20 dias e tanque de aguada com capacidade máxima de 3,8 mil litros. A embarcação é capaz de realizar navegação de reconhecimento, patrulhamento e apoio logístico, bem como servir de base de apoio avançada para brigadistas. 

     O Barão de Melgaço tem em sua dotação: duas embarcações miúdas com motores de 40 Cv, bomba de água modelo P-70, 7 linhas de mangueira de incêndio, além de roupas de aproximação antichamas com máscaras de respiração autônoma destinadas ao combate a incêndios. 

     Operação Pantanal II - O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa. Com essa medida, as Forças Armadas brasileiras (Marinha, Exército e Força Aérea) somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.