
Foto aérea do Ensino Profissional Marítimo da CPFN
A Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN), organização militar ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), finalizou, na primeira quinzena de fevereiro, a implementação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica em suas instalações, incluindo a sede do Ensino Profissional Marítimo, consolidando um avanço significativo na busca por eficiência energética e redução do impacto ambiental.
A expectativa, segundo o Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Eduardo Miranda da Fonseca, é de que a instalação do novo sistema proporcione uma redução expressiva nos custos com eletricidade, variando entre 70% e 80%, o que representa uma economia substancial para a administração pública. “A substituição parcial da energia convencional por uma fonte renovável e não poluente reforça a importância de investimentos em infraestrutura sustentável”, completou.
O investimento da CFPN faz parte de uma estratégia de aprimoramento do Com6ºDN no que diz respeito à inovação e à adoção de tecnologias limpas, buscando promover uma gestão mais sustentável dos recursos públicos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Foto área do prédio da CPFN, em Corumbá-MS