Pular para o conteúdo principal

Base Fluvial de Ladário obtém redução de consumo de energia com migração para o Mercado Livre de Energia

  • Publicado em 22/01/2025 - 15:13
  • Atualizado em 17/02/2025 - 14:21
Compartilhe:
BFLa

Medição/balanceamento de fases da contadora de alimentação do prédio da BFLa

    A Base Fluvial de Ladário (BFLa), organização militar responsável pela rede de distribuição de energia do Complexo Naval de Ladário, obteve, nos últimos dois meses, redução de consumo e despesas com energia. A diminuição, na ordem de 28% em relação aos valores anteriores, é resultado da conclusão do processo de migração para o Mercado Livre de Energia. A mudança para o Ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL), realizada no contexto do Programa Energia Naval, foi concluída ao final de 2024.

    As iniciativas relativas ao Mercado Livre de Energia ocorreram sob coordenação da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) que celebrou contrato junto a empresa COMERC POWER TRADING, comercializadora de energia elétrica, para o fornecimento à BFLa no período de novembro de 2024 a outubro de 2029.

    Com a mudança, a BFLa deixou de estar vinculada ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR), modelo anterior em que a energia elétrica consumida é adquirida diretamente da Concessionária local, passando a ter seu fornecimento provido pela COMERC.

    A mudança definitiva foi precedida de uma série de providências anteriores, incluindo a etapa de adequação da usina da BFLa e a instalação do novo Sistema de Medição do Faturamento, serviços que contaram com a participação de militares da BFLa, bem como equipes especializadas da empresa COGERA e da distribuidora de energia ENERGISA.



Abertura da chave seccionadora com utilização de detector de tensão, pós abertura 13,8KV



Medição e inspeção do medidor de entrada (concessionária)

Compartilhe: