
Monitor Parnaíba e o Navio-Patrulha Penedo no Rio Paraguai
No período de 12 a 24 de janeiro, navios e uma aeronave do Comando do 6º Distrito Naval participaram da Operação Distritex 2025/PATNAV. O Monitor Parnaíba e o Navio-Patrulha Penedo, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), juntamente com uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, realizaram exercícios, adestramentos e ações de patrulha naval na área entre Cáceres/MT e Ladário/MS.
A operação incluiu um Estágio de Verão para aspirantes da Escola Naval, que participaram de sobrevoos, acompanharam requalificações de pouso a bordo, pick-up e vertrep, além de atividades práticas a bordo, como navegação em rios do Pantanal, exercícios de controle de avarias, inspeção naval e patrulha naval. Eles também presenciaram transferência de óleo no rio e manobras de reboque.
O Comandante do Grupo-Tarefa Fluvial, Capitão de Fragata Edilson Samoza Alves, destacou que, “além de apresentar aos Aspirantes as particularidades da vida a bordo no Pantanal, a operação também proporcionou um importante avanço no adestramento dos meios subordinados do ComFlotMT e no binômio Navio-Aeronave durante a navegação no tramo norte do Rio Paraguai”.
Ao final do estágio, os aspirantes Felipe Notarangeli de Amorim, Enrico Martin Chaves e Jessé Nicolas da Silva Nicolau destacaram a importância de conhecer a rotina do oficial embarcado em um meio distrital, a oportunidade de sobrevoar o Pantanal e a inédita experiência de enfrentar os desafios da navegação no Rio Paraguai.
Aspirantes da Escola Naval vivenciaram rotina a bordo de um navio distrital