AvHoFlu “Caravelas” realiza levantamento hidrográfico no trecho Paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná

Atracação do AvHoFlu “Caravelas” em Assunção, no Paraguai

 

   No dia 22 de junho, após 54 dias de comissão, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas” atracou no cais da Base Fluvial de Ladário (BFLa), regressando da Comissão Hidrográfica “SONDOPE 2024”, fruto de um acordo bilateral entre os governos do Brasil e do Paraguai. A iniciativa visa contribuir para a realização de serviços hidrográficos, sobretudo nas áreas cartografadas no trecho exclusivamente paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

   O levantamento hidrográfico abrangeu o trecho entre as cidades de Porto Murtinho (BRA) e Concepção (PAR), no qual foram coletados dados ambientais, em águas nacionais e estrangeiras. Esses dados possibilitarão a atualização/construção de oito cartas náuticas, previstas no III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro, totalizando 121,6 Km2 de área sondada.

   Além de contribuir para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, a “SONDOPE 2024” promoveu o estreitamento de laços, integração e interoperabilidade com o país vizinho. No período atracado em Assunção, o AvHoFlu “Caravelas” recebeu a visita dos alunos da Escola Brasil e também autoridades da Armada Paraguaia.

 


 

Alunos da Escola Brasil durante a visita no AvHoFlu “Caravelas” em Assunção-PY