Cerimônia marca Passagem de Comando do 6º Distrito Naval

Desfile militar em continência ao Comandante do 6ºDN

 

 

    Foi realizada, na tarde do dia 3 de maio, cerimônia de Passagem de Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário-MS. O Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes recebeu o cargo do Vice-Almirante Iunis Távora Said.

    A cerimônia, realizada no prédio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), foi presidida pela Comandante de Operações Navais (CON), Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, e contou com a presença de autoridades civis e militares de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, membros da Sociedade Amigos da Marinha de ambos os estados, da tripulação do Com6ºDN e de titulares de organizações militares subordinadas. Na ocasião, o CON realizou a imposição da medalha da Ordem do Mérito Naval ao Contra-Almirante Amendoeira.

    Em sua Ordem do Dia, o CON destacou a atuação do V Alte Said e desempenho “dos seus meios subordinados no âmbito de operações, como Brasbol/2023, em conjunto com a Armada Boliviana; Platina/2023, com a Armada Paraguaia; Comissão SONDOPE, vital para a atualização das cartas náuticas da Hidrovia Paraguai-Paraná; Operação Ágata, entre outras”. Ressaltou, também, a realização de Ações de Assistência Hospitalar e Cívico-Sociais, “fundamentais para levar assistência médica e social às populações ribeirinhas residentes em locais de difícil acesso da região pantaneira”.

    Durante a troca do pavilhão do Comandante, foi realizada a salva de quinze tiros. Em seguida, o Suboficial Joilson Chapurá, Caverna-Mestra do Com6ºDN, entregou o pavilhão de Comandante de Força ao Vice-Almirante Said, que comandou o 6ºDN de 28 de março de 2023 a 3 de maio de 2024.

    A cerimônia foi encerrada com desfile militar composto pela Banda de Música do Com6ºDN, formada por militares Fuzileiros Navais; Guarda da Bandeira e três pelotões, além de sobrevoo das três aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste.

 

Investidura no cargo pelo Comandante de Operações Navais