Marinha do Brasil realiza Operação Guaporé

    O Comando do 6º Distrito Naval (Com6°DN) realizou, de 14 a 18 de março, importante navegação exploratória no Rio Guaporé, localizado na região Oeste de Mato Grosso. A iniciativa teve como finalidade fortalecer a presença e atuação da Marinha do Brasil (MB) na região do Vale do Guaporé, incrementando a mentalidade de segurança da navegação nas comunidades ribeirinhas. A última missão realizada nesse rio aconteceu em 2013.

    A Operação Guaporé contemplou um comboio fluvial e outro terrestre, tendo como limite a foz do Rio Cabixi, marco da divisa dos Estados de Mato Grosso e Rondônia. Participaram da operação militares da Capitania Fluvial de Mato Grosso, do 3° Batalhão de Operações Ribeirinhas, do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, da Agência Fluvial de Cáceres e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira, subordinado à Secretaria de Estado de Segurança Pública de MT.

   Durante a navegação exploratória, as equipes realizaram atividades de reconhecimento, visando a realização de um futuro levantamento hidrográfico em todo o trecho navegável do Rio Guaporé sob a área de jurisdição do Com6°DN.

   “A participação conjunta das organizações militares subordinadas ao Com6°DN evidencia a integração entre as diversas unidades da MB, favorecendo uma atuação estratégica e eficaz na proteção de nossas águasinteriores”, ressaltou o Capitão dos Portos de Mato Grosso, Capitão de Fragata Jorge Henrique Correia de Sá. “A Marinha, ao empreender essa Operação, reforça seu papel na preservação e proteção de nosso patrimônio natural, contribuindo para a conservação dessa rica e diversificada área ecossistêmica”, acrescentou.

Reconhecimento no Rio Guaporé