Navio “Caravelas” conclui Comissão Levantamento Hidrográfico no Tramo Norte do Rio Paraguai

Comissão coletou dados hidrográficos e realizou inspeção de sinais náuticos

   No dia 8 de março, após a Comissão Levantamento Hidrográfico “Cáceres”, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas”, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), atracou no cais da Base Fluvial de Ladário. Durante os 45 dias de comissão, o navio atuou na região do Tramo Norte do Rio Paraguai, compreendido entre Ladário-MS e Cáceres-MT, e na região do Rio Cuiabá, da foz até Porto Jofre.

   No período, foram realizadas as seguintes tarefas: obtenção de dados hidrográficos, dentro de uma área de aproximadamente 80,6 km²; e inspeção dos auxílios à navegação existentes, totalizando 297 balizas e faroletes. Os dados coletados permitirão a atualização cartográfica de 42 Cartas Náuticas, sendo 22 no Tramo Norte do Rio Paraguai e 20 da foz do Rio Cuiabá até o km 150. Além disso, contribuirão para a adequação dos auxílios à navegação condizente aos aspectos atuais da região, que sofre alterações significativas devido à dinâmica sazonal dos rios.

   Em proveito da comissão, militares do AvHoFlu “Caravelas” apresentaram palestra para a tripulação da Agência Fluvial de Cáceres, abordando as principais mudanças na navegação do Tramo Norte. Para o Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Felipe Tangari, “tais ações contribuem sobremaneira para a garantia da segurança à navegação e para a salvaguarda da vida humana no trecho do Rio Paraguai, sob a jurisdição do Comando do 6° Distrito Naval”.