Curso foi ministrado para 60 novos aquaviários, sendo 11 mulheres
No período de 25 a 31 de janeiro, a Capitania dos Fluvial do Pantanal (CFPN), Organização Militar (OM) subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, por meio da Agência Escola Flutuante (AgEFlut) "Esperança do Pantanal", o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés/Máquinas (CFAQ-MAF/MMA), no Instituto Acaia Pantanal – Escola Jatobazinho, a cerca de 100 km de Corumbá-MS.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – Programa Povo das Águas e Instituto Acaia Pantanal.
O curso foi ministrado para 60 novos aquaviários e, desse total, 11 eram mulheres, integrantes da Tribo Guató (Aldeia Uberaba) e do Instituto Homem Pantaneiro. O cronograma incluiu as seguintes disciplinas: Navegação Fluvial, Manobras de Embarcações, Construção Naval e Estabilidade, Motor Propulsor e Máquinas Auxiliares, Segurança e Responsabilidades Sociais.
Para o Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Marcelo Pinto Werneck, “os conhecimentos teóricos e práticos do curso possibilitam ampliar a atuação no dia a dia das atividades desempenhadas pelos ribeirinhos em embarcações de até 10 Arqueação Bruta, empregadas na navegação interior, contribuindo, assim, com a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição ambiental oriunda de embarcações”, disse.
Curso foi realizado no Instituto Acaia Pantanal – Escola Jatobazinho, a cerca de 100 km de Corumbá