Comando do 6º Distrito Naval realiza resgates aeromédicos na região do Paiaguás

Resgate de um senhor de 70 anos

 

 

    A Marinha do Brasil realizou nos dias 26 e 28, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros, os transportes de um senhor de 70 anos e de uma mulher de 24 anos, respectivamente. Ambos os resgates foram na região do Paiaguás, sendo o primeiro a cerca de 90 km de Ladário-MS; e o outro, a cerca 65 km do mesmo município.

    De acordo com as informações iniciais, o homem apresentava fortes dores no estômago, dores e inchaço no corpo, além de vômitos constantes. Já a mulher teve complicações após o parto, que aconteceu por volta das 7 horas do domingo (28), com sintomas de sangramento, desmaios, dor de cabeça e mal estar.

    Os resgates foram feitos com o auxílio de aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), organização militar subordinada ao Com6ºDN, e os deslocamentos contaram com um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, nos dois dias, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.

    A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.

Resgate de mulher de 24 anos após complicação no parto