Marinha do Brasil apoia 8ª Expedição de Educação Ambiental no Pantanal

Chalana “Mitã Rory”, da PMA, e NTrFlu “Paraguassu”

 

 

 

    No período de 1 a 6 de outubro, o Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu” e a Lancha de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Cuiabá”, meios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), participam da 8ª Expedição de Educação Ambiental, projeto desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), por meio Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA), voltado a crianças de comunidades ribeirinhas do Pantanal sul-mato-grossense.

    Para a PMA, a educação e o trabalho de conscientização são as principais formas de envolver a população na defesa e proteção dos recursos naturais, contribuindo, dessa maneira, para a redução de infrações e crimes ambientais. Nesse sentido, a expedição passou a fazer parte do calendário de atividades do Governo de MS, e conta, atualmente, com a participação de diversos órgãos e instituições.

    Nesta edição, os meios do ComFlotMT e a Chalana “Mitã Rory” da PMA navegarão mais de 700 km pelo Rio Paraguai para levar Ações Cívico-Sociais a crianças residentes de regiões mais afastadas do Pantanal sul-mato-grossense: Escola Paraguai Mirim, Escola Barra do São Lourenço, Escola Aldeia Guatós e Escola Jatobazinho.

    A programação da 8ª expedição reúne oficinas relacionadas à educação ambiental, bate-papo com a comunidade e dinâmicas sobre vários temas (biodiversidade, resíduos sólidos, desmistificação de serpentes e outros animais, espécies ameaçadas, animais silvestres, resgate e salvamento aéreo, abordagem sobre trabalho análogo ao escravo, papel da PMA na conjuntura a preservação da biodiversidade, etc.). Além das palestras e do Teatro Florestinha, projeto da PMA executado por adolescentes, o evento conta com doação de cestas básicas, roupas, brinquedos, macacões impermeáveis para coletores de iscas, filtros de barro, mudas de árvores frutíferas, livros e calendários ilustrados com desenhos de crianças ribeirinhas. Militares do corpo de saúde do Com6ºDN também integram a equipe multidisciplinar deste ano.

    A cerimônia de abertura reuniu, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, representantes do Comando do 6° Distrito Naval, PMMS, PMA, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação do Governo de MS, Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, Instituto Homem Pantaneiro e demais instituições parceiras.

Cerimônia de abertura foi realizada no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá