Militares em operação interagências com servidores do IBAMA
No período de 28 a 31 de agosto, a Agência Fluvial de Sinop (AgSinop) realizou operação interagência com representantes do Instituto Brasileiro Meio Ambiente e do Recurso Naturais Renováveis (IBAMA) e do Serviço de Apoio Ambiental de Sinop-MT.
Os militares apoiaram o transporte dos analistas ambientais do IBAMA no Rio Arraias até localidades remotas, que somente poderiam ser acessadas via fluvial. Foram percorridos 89 km e fiscalizados diversos pontos ao longo do rio. A operação contou também com a presença de um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) para acompanhar as fiscalizações em terras indígenas.
Segundo o Chefe do Serviço de Apoio Ambiental de Sinop-MT, Cláudio José Broilo, “o apoio da Marinha do Brasil permitiu mais eficácia nos trabalhos de fiscalização ambiental, possibilitando desta forma o acesso a localidades remotas, contribuindo para solidificar a presença do Estado na proteção ao meio ambiente, garantia da qualidade ambiental e desta forma assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais”.