Comando do 6° Distrito Naval participa da reunião de planejamento do exercício combinado ACRUX XI

Atividades reuniram representantes das Marinhas do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai

 

 

 

    No período de 21 a 25 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, e representantes das Marinhas da Bolívia e do Uruguai reuniram-se na Base Naval de Zárate, no Comando de Área Naval Fluvial (ANFL), na Argentina, além da Armada do Paraguai, de forma virtual, para a reunião de planejamento do exercício combinado ACRUX XI, previsto para 2024.

    A Operação ACRUX tem como objetivo planejar e executar operações ribeirinhas combinadas entre as unidades das Marinhas do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, a fim de aumentar a capacitação dos meios envolvidos. Ao longo dos trabalhos, os representantes dos países analisaram e planejaram a missão e generalidades do exercício, características da área de operações, calendário para execução, meios participantes, entre outros.

    Por fim, houve assinatura de um acordo, no qual os países participantes compilaram decisões preliminares da reunião de planejamento da futura edição de um dos mais importantes exercícios de operações ribeirinhas multinacionais, realizado em nível regional. O exercício acontece a cada dois anos na hidrovia Paraguai-Paraná para capacitação em operações combinadas destinadas a garantir a navegação nas áreas de hidrovias fluviais.

 

Ao longo dos trabalhos, os representantes dos países analisaram e planejaram a missão e generalidades do exercício