
Primeira manobra de encalhe após período de manutenção e modernização da carreira
Foi realizada, no dia 10 de agosto, manobra de encalhe da embarcação “Chalana” do Comando do 6° Distrito Naval (Com6ºDN), na carreira de encalhe da Base Fluvial de Ladário (BFLa), ativada em novembro de 2022, após período de manutenção e ampla modernização técnica.
Devido às restrições impostas pelo nível do Rio Paraguai, esta é a primeira manobra realizada após a ativação da carreira de encalhe, marcando o início da requalificação da equipe de docagem da BFLa para utilização do sistema em manobras de encalhe modernizado.
Para o Chefe do Departamento Industrial, Capitão-Tenente (EN) Yuri Carvalho Torres da Silva, “as operações de encalhe na nova carreira são fundamentais para a prontificação dos meios subordinados ao Com6°DN, pois permitem a flexibilidade, o planejamento e a execução das manutenções dos navios e embarcações, de forma a mantê-los disponíveis para emprego imediato”, disse.
A obra da carreira de encalhe consistiu na troca do sistema de acionamento: o motor a combustão foi substituído por motor elétrico e painéis de comando. A carreira possui inclinação de quatro graus, 80 metros de comprimento e capacidade de içar e lançar embarcações de até 200 toneladas.