Agências fluviais de Cáceres e Sinop ministram Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público no interior de Mato Grosso

Servidores da Prefeitura de Porto Esperidião em aula na Câmara Municipal

 

Entre os dias 24 e 28 de julho, as agências fluviais de Cáceres (AgCaceres) e de Sinop (AgSinop), organizações militares subordinadas à Capitania Fluvial do Mato Grosso, ministraram o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) nos municípios de Porto Esperidião e Sorriso-MT.

Militares da AgCaceres ministraram o curso a 30 Servidores da Prefeitura Municipal de Porto Esperidião e, em Sorriso, militares da AgSinop ministraram a 21 alunos, entre eles militares da Polícia Militar de Mato Grosso, agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Defesa Civil Municipal.

Durante a formação, os alunos tiveram aulas de nomenclatura das embarcações, legislação sobre tráfego aquaviário, manobras com embarcações, segurança na navegação e sobrevivência, comunicação, noções sobre estabilidade de embarcações, navegação e meteorologia, noções sobre motores propulsores, primeiros socorros e noções de combate a incêndio em embarcações. Foram realizada, também, aulas práticas a bordo de embarcações e motos aquáticas, em Porto Espiridião, e pilotagem de embarcações no Rio Teles Pires, em Sorriso.

O ETSP tem como objetivo habilitar os alunos para tripular ou conduzir pequenas embarcações, empregadas na navegação interior, e motos aquáticas, a serviço de Órgãos Públicos.