Navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso suspendem para Comissão “Platina 2023”

NTrFlu “Paraguassu” suspendeu do Cais da Base Fluvial de Ladário

 

          O Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu” e o Navio-Patrulha “Pirajá”, meios subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, suspenderam na manhã do dia 7 de maio para participarem da Comissão “Platina 2023”, em comemoração ao 212º aniversário da independência da República do Paraguai.

          No dia 12 de maio, os navios atracam no Porto de Assunção, no Paraguai, bem como a aeronave UH-12, comumente conhecida como “Esquilo”, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste. Além da ação de presença no Rio Paraguai, o emprego dos meios do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) contribui para o estreitamento dos laços de amizade com a Armada Paraguaia.

          Dentre as atividades programadas para o período no Porto de Assunção, estão previstas visitação pública aos navios, Ações-Cívico Sociais, apresentação da Banda de Música do Com6ºDN, formada por militares do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, além do destacamento no desfile cívico-militar, que será realizado no dia 14.

           O NTrFlu “Paraguassu”, capitânia da Comissão, permaneceu sete meses docado no Dique “Getúlio Vargas”, na Base Fluvial de Ladário, para Período de Manutenção Geral, processo importante para a manutenção e garantia de sistemas vitais do meio. A participação do navio na “Platina”, segundo o Comandante do NTrFlu “Paraguassu”, Capitão de Corveta Sérgio Luiz Saavedra Frederico, representa o pronto emprego do Poder Naval nas missões do 6º Distrito Naval.