
NtrFlu “Paraguassu” no Dique “Getúlio Vargas”
Foi realizada, no dia 24 de março, a desdocagem do Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu” do Dique “Getúlio Vargas”, localizado na Base Fluvial de Ladário (BFLa), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval. A ação ocorreu após o navio permanecer sete meses docado para Período de Manutenção Geral (PMG).
No período, foram realizados reparos e obras, visando a postergação de baixa do navio, o aprestamento e conforto do meio. Entre as melhorias, destacam-se a sondagem e inspeção das obras vivas; inspeção e reparo das linhas de eixos e hélices; troca de chapas internas e externas; reparos estruturais, modernização do Quadro Elétrico Principal, do fonoclama e do passadiço; revisão de todo o sistema de propulsão central, revisão dos motores de combustão auxiliar; limpeza, tratamento e pintura do porão e manutenção e substituição das redes de esgoto e aguada.
“O PMG é um processo extremamente importante para a manutenção e garantia de sistemas vitais do navio. O “Paraguassu”, com sua tripulação e a Base Fluvial de Ladário, realizou com excelência todo esse período, entregando à Marinha do Brasil, após experiência de máquinas, um meio repaginado e moderno, pronto para continuar fortalecendo o emprego do Poder Naval nas missões do 6º Distrito Naval”, relatou o Comandante do NTrFlu “Paraguassu”, Capitão de Corveta Sérgio Luiz Saavedra Frederico.
Tripulação do NTrFlu “Paraguassu” após conclusão do PMG