Recepção dos familiares ao navio
No dia 3 de março, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas”, após regressar da Comissão Levantamento Hidrográfico “Cáceres”, atracou no cais da Base Fluvial de Ladário, onde foi recepcionado pelos familiares da tripulação. O evento também contou com a participação da Banda de Música do Comando do 6º Distrito Naval.
Por ocasião da chegada do navio, o Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) recebeu familiares e convidados, que puderam conhecer um pouco das atividades da organização militar. Na palestra, foram apresentados vídeos e materiais, os processos inerentes à aquisição dos dados batimétricos ao longo do Rio Paraguai e o serviço de auxílio à navegação ofertado pela OM.
Durante os 40 dias de comissão, o navio atuou, essencialmente, na região do Tramo Norte do Rio Paraguai, compreendido entre Ladário-MS e Cáceres-MT, na tarefa de adquirir dados hidrográficos, bem como executar a inspeção dos auxílios à navegação existente no percurso (297 balizas e faroletes). O Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Felipe Tangari, explicou que “o trabalho realizado permitirá a atualização cartográfica de 39 Cartas Náuticas correspondentes ao Tramo Norte do Rio Paraguai, além de proporcionar a adequação dos auxílios à navegação condizente aos aspectos atuais da região, que sofre alterações significativas devido a dinâmica sazonal da Bacia do Rio Paraguai”.
Em proveito da comissão, foi realizada uma palestra aos militares da Agência Fluvial de Cáceres e aos navegantes locais, abordando as principais mudanças na navegação do Tramo Norte. Tais ações contribuem para a garantia da segurança à navegação e a salvaguarda da vida humana no trecho do Rio Paraguai, sob a jurisdição do Comando do 6° Distrito Naval.