
Exercício de tiro foi realizado no Morro da Marinha
O Monitor Parnaíba (MParnaíba) realizou, no dia 23 de novembro, Tiro de Aceitação e Comissionamento de seu canhão de 76,2 mílimetros, no Morro da Marinha, nas proximidades de Forte Coimbra, em Corumbá-MS.
Após diversos ajustes e adestramentos, os militares efetuaram 10 disparos com o canhão contra o alvo posicionado a 1.200 metros de distância do Morro da Marinha. O armamento possui alcance máximo de 13.400m, alcance eficaz de 9.000m e uma cadência de tiro de até 25 disparos por minuto.
Em função do desgaste do tubo alma do navio, o MParnaíba recebeu o tubo alma da ex-Corveta Purus e devido às diferenças estruturais, fez-se necessária também a substituição e adequação da camisa do berço.
O tubo alma anterior foi instalado em dezembro de 1959 e possuía mais de 1.037 disparos realizados. A substituição foi realizada após inspeção técnica do Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha e contribuiu para o fortalecimento do poder combatente do “Caverna Mestra da Armada” e para o aumento do poder dissuasório da Marinha na fronteira Oeste.