Aula na Escola Estadual Indígena Myhyinymykyta Skiripi
A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) entregou, no dia 22 de agosto, as Carteiras de Inscrição e Registro (CIR) e os certificados do Curso Extra-fundo de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés/Máquinas (EXFD/MAFC/MAFM), Turma 02/2022, na aldeia Barranco Vermelho, terra indígena das tribos Enawene Nawe e Rikbaktsa, localizadas na zona rural de Brasnorte.
O curso foi ministrado de 18 a 22 de julho, nas instalações da Escola Estadual Indígena Myhyinymykyta Skiripi. Os alunos assistiram a aulas de Navegação Fluvial, Manobras de Embarcações, Construção Naval e Estabilidade, Motor Propulsor e Máquinas Auxiliares, Segurança e Responsabilidades Sociais. Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos possibilitam ampliar a atuação no dia a dia das atividades desempenhadas em embarcações de arqueação bruta até 10 AB, empregadas na navegação interior.
Do total de 40 alunos, foram qualificados 38 para exercerem atividades profissionais como Aquaviários do Grupo de Fluviários, atendendo a necessidade de tripulantes habilitados para embarcações propulsadas, de pequeno e médio porte, que executam transporte de carga e passageiros e são empregadas na navegação fluvial, assim como para a balsa que realiza a travessia.
“A profissionalização de novos aquaviários proporciona a inserção no mercado formal de trabalho de indígenas, contribuindo para o crescimento socioeconômico da região, além de disseminar a mentalidade de segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção à poluição dos rios”, ressalta o Capitão dos Portos de Mato Grosso, Capitão de Fragata Jorge Henrique Correia de Sá.
Capitão dos Portos com alunos das tribos Enawene Nawe e Rikbaktsa