Cerimônia marca formatura de alunos do Projeto Soldado-Cidadão

Militares com certificado de conclusão

 

     Foi realizada, no dia 5 de abril, no Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), cerimônia de formatura de 45 alunos participantes do Projeto Soldado-Cidadão. Os formandos, militares marinheiros e soldados do Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), finalizaram os cursos “Operação de manutenção de redes de distribuição de energia elétrica”, “Marinheiro Fluvial de Convés” e “Marinheiro Fluvial de Máquinas”.

     Durante a cerimônia foram entregues prêmios aos primeiros colocados dos três cursos: Marinheiro João Araujo de Araujo, do Comando do 6º Distrito Naval, Marinheiro Edilzo Pires da Silva Junior, da Capitania Fluvial do Pantanal, e Marinheiro Osvaldo Duarte da Silva, do Centro de Intendência da Marinha em Ladário.

     “Consideramos o Projeto Soldado-Cidadão de elevada importância, ao proporcionar desenvolvimento pessoal e profissional, e pelo consequente impacto social que produz na vida dos cidadãos e de seus familiares”, ressaltou o Comandante do 6ºDN.

     O Soldado do EB Alexsander Sanabria dos Reis serve no 17º Batalhão de Infantaria de Fronteira e completou o curso de Marinheiro Fluvial de Máquinas. “Foi uma ótima oportunidade para mim, pois ano que vem vou para a reserva e o curso abriu uma porta para minha carreira profissional lá fora em uma área que eu já tinha interesse. Eu trabalho embarcado e, quando sair do EB, pretendo trabalhar em navios de carga na região”, explicou.

     A mãe do Soldado da FAB Odirlei Julio do Nascimento, Edileia de Barros Pinheiro, declarou que “é sonho de qualquer mãe ter um filho que tem oportunidade de servir e ao mesmo tempo conseguir se capacitar pela Força”. O SD Odirlei completou o curso de eletricista e pretende continuar estudando, para, ao completar 8 anos de Serviço Militar Voluntário, trabalhar na área.

     O projeto conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MS), Energisa-MS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat-MS). No último triênio, foram beneficiados pelo projeto 475 militares e realizados cursos de Assistente em contabilidade; eletricista residencial; instalador hidráulico; beneficiamento de minérios; manutenção de computadores; marinheiro fluvial; apicultor; mecânico de refrigeração e climatização residencial; mecânico de motor de popa; eletricista de operações e manutenção de rede de energia elétrica; entre outros.

     O Com6ºDN foi a Organização Militar da Marinha do Brasil homenageada pelo Ministério da Defesa nos 11º e 12º Prêmios Melhor Gestão do Projeto Soldado-Cidadão (PSC), realizados em 2020 e 2021, em Brasília.