Comando do 6º Distrito Naval realiza desdocagem do Monitor Parnaíba

Desdocagem do MParnaíba no Dique Getúlio Vargas

 

 

    Após exatos 271 dias no Dique Getúlio Vargas, da Base Fluvial de Ladário (BFLa), para execução do Período de Manutenção Geral (PMG), foi realizada, em fevereiro, a desdocagem do Monitor Parnaíba. Construído em 1937, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, é o navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço.

    Durante o período, foram realizados os seguintes principais serviços: inspeção estrutural, pela Diretoria de Engenharia Naval; e verificação, revisão, substituição, manutenção e reparo de diversos equipamentos de bordo. Ademais, destacam-se melhorias nas condições de habitabilidade e conforto da tripulação, como a reforma dos banheiros de suboficiais e sargentos e de cabos e marinheiros, do alojamento de suboficiais e sargentos, do refeitório de cabos e marinheiros, do Passadiço e da Estação Rádio.

    As obras realizadas no “Caverna Mestra da Armada” têm como propósito contribuir com a longevidade do navio, que representa um dos marcos da construção naval no Brasil e carrega um importante histórico de bons serviços prestados à MB e à nação, haja vista ter participado da 2ª Guerra Mundial e manter-se operando na fronteira oeste do País.

    O Comandante do Monitor Parnaíba, Capitão de Corveta Thiago Chehewan Pereira, ressalta que o Jaú do Pantanal, como também é conhecido, inicia mais um ciclo operativo na área de jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval. “Em novembro deste ano o Parnaíba comemorará seu 85º aniversário e as perspectivas são de que ele continue navegando e realizando patrulhas navais, operações ribeirinhas, entre outras atividades, ainda por vários anos”.