Marinha do Brasil apoia projeto ambiental “Amigos da Natureza” na região do Araguaia

Retirada dos ovos do ninho

 

 

      A Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (AgSFAraguaia), subordinada ao Comando do 6° Distrito Naval, participou, no período de 6 a 9 de outubro, do projeto ambiental “Amigos da Natureza”, em São Félix do Araguaia. Desenvolvido em municípios da região Araguaia desde 2005, o projeto tem como porpósito coletar ovos da espécie “Tartaruga-da-Amazônia, para o seu repovoamento e perpetuação na Bacia Hidrográfica do Araguaia.

      O “Amigos da Natureza” é um projeto sem fins lucrativos, coordenado pelo biólogo e voluntário Francisco Assis Ribeiro Sousa, e conta com a participação de diversos órgãos públicos e privados. Neste ano, o evento contou com a participação da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e de voluntários da região.

      Foram recolhidos, nesta edição, quatro mil ovos que, após cerca de 30 dias, irão gerar filhotes que serão devolvidos ao rio e lagos da região, aumentando o índice de sobrevivência da espécie de 2% para 60%. Sem este projeto, o processo de repovoamento natural levaria cerca de 30 anos para se concretizar.

      Para o Agente Fluvial da AgSFAraguaia, “a participação da Marinha do Brasil nesse projeto é de suma importância, pois, em função do trabalho que desenvolve na região, goza da credibilidade de toda a sociedade local, fato que contribui, sobremaneira, para o desenvolvimento da conscientização ambiental, especialmente entre crianças e jovens”, disse.

 

Foram recolhidos, nesta edição, quatro mil ovos