“Setembro amarelo: todos juntos pela prevenção ao suicídio” é tema de palestra do NAS

 

 

42 militares participaram da atividade

 

 

 

O Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) promoveu, no dia 16 de setembro, palestra com o tema “Setembro amarelo: todos juntos pela prevenção ao suicídio”. A atividade, realizada no salão de eventos do clube Camala, contou com a participação de 42 militares.

   A palestra teve início com o conceito de suicídio, passando pela caracterização do comportamento suicida e do estado das mentes suicidas, fatores de risco e de proteção, pistas e sinais de alerta, mitos sobre o suicídio, até chegar nas formas de prevenção.

   A ação foi desenvolvida pela Psicóloga do NAS, Primeiro-Tenente (T) Isabel Sampaio dos Santos Ferreira. “Nosso objetivo é dar visibilidade à importância da temática de prevenção ao suicídio, desmistificando a ideia culturalmente produzida de que falar sobre suicídio pode provocar sua indução.

   Ao invés do silêncio, o reconhecimento do estado emocional e a abertura de um canal de comunicação sensível e empático representam uma potente e necessária abordagem na redução da ideação suicida. Neste sentido, prevenir é possível. Precisamos falar sobre o suicídio”, disse. Contatos NAS/Com6ºDN – (67) 3234-1071 Centro de Valorização da Vida (CVV) – Telefone 188