Capitania Fluvial de Mato Grosso entrega Caderneta de Inscrição e Registro para aquaviários

Capitão dos Portos de Mato Grosso e aquaviários

 

 

A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), entregou, no dia 02 de julho, na Marina Morro do Chapéu, localizada no Lago do Manso, no município de Chapada dos Guimarães-MT, a Caderneta de Inscrição e Registro e o Certificado do Curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (CFAQ-II C/M N1).

O curso CFAQ-II C/M N1 teve como propósito capacitar e qualificar 13 cidadãos para exercerem atividade profissional como Aquaviário do 2º Grupo – Fluviários, habilitando-os para serem comandante de embarcações até 10 AB, exceto aqueles que transportam passageiros na navegação interior.

O Lago do Manso possui área de 470 km² e hoje é um importante polo regional para a utilização de embarcações de esporte e recreio e de moto aquáticas. Nele, encontra-se a Marina Morro do Chapéu, maior marina de Mato Grosso, com cerca de 290 embarcações em suas dependências.

Com a capacitação, a Marinha do Brasil promove a Segurança da Navegação, o Ordenamento do Tráfego Aquaviário, a Prevenção da Poluição Hídrica por embarcações e a Salvaguarda da Vida Humana.