Diretor de Hidrografia e Navegação visita Complexo Naval de Ladário

Visita ao AvHOFlu “Caravelas”

 

     No período de 28 de junho a 2 julho, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) recebeu a visita do Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e comitiva, com o objetivo de realizar Visita Técnica no Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6).

     Durante visita às instalações do CHN-6, o Diretor de Hidrografia e Navegação assistiu à palestra acerca das atividades de sinalização e hidrografia desenvolvidas pela Organização Militar. Adicionalmente, visitou as Lanchas Balizadoras e Hidrográficas e o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, meios subordinados ao CHN-6, que contribuem diretamente para a segurança da navegação aquaviária nas vias sob jurisdição do Com6ºDN.

     O V Alte Edgar teve, ainda, a oportunidade de navegar pelas águas do Rio Paraguai, a bordo do Navio-Patrulha “Poti”, navio comandado pelo seu pai, Edgar Nilton de Rezende Barbosa, de março de 1973 a março de 1974. “Conheci o Poti na cidade de Natal, quando meu pai foi comandante, e fico muito feliz de poder voltar, quase 50 anos depois, e constatar que o navio está muito bem cuidado. É gratificante ver como conservamos nossos meios, ver a tripulação motivada e isso me deixa muito feliz, porque a imagem e o exemplo dos nossos antepassados seguem preservados”.

     No mesmo dia, o Diretor da DHN conheceu, também, as instalações do Navio de Transporte-Fluvial “Paraguassu, onde participou de cerimônia em homenagem ao Dia Internacional dos Auxílios à Navegação, e navegou na Lancha de Operações Ribeirinhas – LOpRib “Excalibur”.

     Ao longo da semana, o roteiro da visita incluiu as obras dos novos Próprios Nacionais Residenciais, os clubes Marisco e Camala, pontos turísticos do Complexo Naval de Ladário, além de sobrevoo na região do Pantanal.

Visita ao NPa "Poti"