Capitania Fluvial de Mato Grosso realiza vistoria de flutuantes na Chapada dos Guimarães-MT

Flutuantes foram notificados
 

 

    A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), iniciou, no último mês, ação de vistorias em flutuantes nos rio e lagos de Mato Grosso.

    No dia 30 de maio, a CFMT realizou 28 notificações no Lago do Manso, localizado no município de Chapada dos Guimarães-MT. A vistoria tem como propósito o ordenamento do espaço aquaviário, por meio do cumprimento da Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-11/DPC), que regulamenta a instalação de estruturas flutuantes não destinadas à navegação.

    De acordo com a norma, o interessado na instalação dessas estruturas deverá apresentar à Capitania diversos documentos, como Anotação de Responsabilidade Técnica do Engenheiro Naval responsável, memorial descritivo do tipo de estrutura, contendo descrição do material empregado na construção, disposição das luzes, equipamento utilizado para fundeio, altura máxima acima da linha de flutuação, entre outros.

    Além do ordenamento do espaço aquaviário, a regularização dos flutuantes e vistoria realizadas pela Marinha do Brasil visam garantir a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.