Com6ºDN realiza passagem do cargo de Chefe do Estado-Maior e da função de Chefe-Geral dos Serviços

Cerimônia alusiva à passagem do cargo de Chefe do Estado-Maior
 

 

    Na semana passada, nos dias 20 e 22 de janeiro, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizou, respectivamente, as cerimônias de passagem de função de Chefe Geral dos Serviços (CGS), assumida pela Capitão de Mar e Guerra (T) Kátia Maria Modesto Ferreira da Costa, e do cargo de Chefe do Estado-Maior (CEM), assumido pelo Capitão de Mar e Guerra (FN) Rodrigo Moussalle Bueno.

     A função de CGS foi exercida pelo Capitão de Mar e Guerra (T) Cláudio Borges Amorim de dezembro de 2017 a 2021. Na Ordem de Serviço, o Comandante do 6ºDN manifestou agradecimentos ao CMG Cláudio, que na data também deixou o Serviço Ativo da Marinha. “Demonstrando enorme versatilidade e adaptabilidade à carreira naval, o CMG (T) Cláudio encerra sua carreira na área administrativa, demonstrando capacidade de gestão, liderança e amplo conhecimento nas mais diversas atividades que envolvem os processos logísticos e a Administração da OM, qualidades essenciais para conduzir os militares e servidores civis subordinados na Chefia Geral dos Serviços deste DN”.

    É a primeira vez que a função será exercida por uma mulher, que atuará como Ordenadora de Despesas e coordenadora das atividades administrativas do Com6ºDN, entre elas: adestramento de pessoal e supervisão dos Departamento de Administração, Serviço de Recrutamento Distrital e Núcleo de Assistência Social.

Já o cargo de CEM foi exercido, por dois anos, pelo Capitão de Mar e Guerra (FN) José Alexandre Gomes Dória. “Oficial competente, soube, sempre de forma exemplar, liderar o Estado-Maior e coordenar as informações oriundas das OM subordinadas, no sentido de atender, com proficiência, todas as tarefas atribuídas a este DN, alcançando resultados expressivos, destacando-se as visitas protocolares de autoridades civis e militares; as cerimônias e desfiles militares; as diversas operações, além das Inspeções Administrativas”, destacou o Comandante do 6ºDN.

    Entre as tarefas exercidas pelo Chefe de Estado-Maior estão o assessoramento direto ao Comandante do 6ºDN; coordenação dos assuntos relacionados à organização, operação, inteligência e logística; planejamento da segurança na área de jurisdição do Com6ºDN; direção do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em Ladário, entre outras.

 

Cerimônia alusiva à passagem da função de Chefe Geral dos Serviços