Comando do 6º Distrito Naval completa seis meses de atuação na Operação COVID-19

Militares realizaram descontaminações em locais de grande acesso, como hospitais

     Há seis meses o Comando do 6º Distrito Naval atua no combate ao coronavírus no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Militares trabalham na linha de frente nos atendimentos no Hospital Naval de Ladário (HNLa) e no Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, na descontaminação de locais de grande acesso, nas Inspeções Navais com orientações sobre prevenção à doença e no apoio logístico à órgãos públicos na distribuição de alimentos.

     De abril até outubro, foram realizadas, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) e Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) e suas agências, Inspeções Navais nos rios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além da fiscalização da Segurança do Tráfego Aquaviário, as ações também são utilizadas para conscientizar a população no combate ao coronavírus.

     Os locais de grande acesso ao público, como aeroportos e hospitais, também contaram com a ajuda da MB para conter a propagação do vírus. Militares do Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR) do Com6ºDN realizaram 53 descontaminações em locais como Santa Casa; Posto de imigração Esdras, na fronteira com a Bolívia; Aeroportos; Fórum; escolas; prefeituras; entre outras localidades em Corumbá, Ladário e Campo Grande-MS.

     Militares do GptOpDefNBQR realizara, ainda, o Estágio Básico de Defesa NBQR com ênfase na Covid-19 a mais de 280 alunos, entre militares da MB, EB e civis.

     Além dessas ações, o Com6ºDN apoiou órgãos municipais e federais no transporte de alimentos a locais distantes e de difícil acesso, via terrestre e fluvial, minimizando os impactos causados pelo coronavírus aos ribeirinhos de MT e MS.