Marinha do Brasil participa da Missão Xavante em apoio a povos indígenas da região Norte Araguaia

Equipe foi composta por militares das Forças Armadas e servidores estaduais e municipais

Equipe foi composta por militares das Forças Armadas e servidores estaduais e municipais

 

 

    A Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (AgSFAraguaia), Organização Militar subordinada a Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), participou, de 3 a 9 de agosto, da 2ª fase da Operação Xavante, em prol da saúde de povos indígenas da região Norte Araguaia, no estado de Mato Grosso.

    A ação foi coordenada pelo Ministério da Defesa e Secretaria Especial de Saúde Indígena. O esforço conjunto contou com a participação de militares e meios da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, servidores do Distrito de Saúde Indígena Araguaia e das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

    A AgSFAraguaia apoiou a ação com equipe de militares empregados, além de instalações, viaturas e embarcações. As embarcações de apoio fluvial percorreram o total de 428 Km em translados das equipes para as aldeias indígenas na Ilha do Bananal-TO.

    Foram abrangidas as aldeias da etnia Karajás, Santa Izabel, Fontoura e Itxalá na ilha do Bananal, e Macaúba no município de Santa Terezinha. No último dia, foi realizada Ação Cívico Social em São Félix do Araguaia-MT. Ao todo, foram 1,4 mil procedimentos entre triagens, testes rápidos de Covid-19 e consultas médicas com clínicos gerais, pediatras e ginecologistas/obstetras. Além de diagnosticar casos suspeitos de Covid-19, também foram distribuídos álcool em gel 70% e kits de higiene.