Comando do 6º Distrito Naval promove estágio de descontaminação a servidores públicos de Corumbá e Ladário

Servidores na parte prática do adestramento

    O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), por meio do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), realizou, de 27 a 30 de julho, o primeiro estágio básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), com ênfase no combate à COVID-19, para servidores públicos de Corumbá e Ladário-MS.

    O adestramento foi realizado por militares do Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR) do Com6ºDN. Foram realizadas aulas teóricas sobre primeiros socorros; equipamentos de proteção individual (EPI); vírus e ameaças nucleares, biológicas, químicas e radiológicas; e soluções descontaminantes. Na parte prática, os servidores foram orientados quanto ao uso dos EPI, isolamento correto de áreas contaminadas e ação de descontaminação.

    Segundo o servidor da Escola Estadual Maria Leite, em Corumbá-MS, Wilson Dias de Amorim, o curso foi muito bom, pois orientou sobre “Aprendemos a utilizar materiais que já temos nas escolas, como água sanitária e cloro, mas que não sabíamos de sua eficiência nem como usá-los da maneira correta”.

    Está é a primeira edição do estágio para civis e participaram servidores das prefeituras municipais de Corumbá e Ladário.