Militares realizam descontaminação da Santa Casa de Corumbá

Trabalhos tiveram duração de quatro horas

Trabalhos tiveram duração de quatro horas

 

    Na manhã do dia 20 de julho, cerca de 45 militares da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB) estiveram envolvidos no isolamento da área e na descontaminação da Santa Casa de Corumbá-MS, com o propósito de conter a propagação do coronavírus no hospital que atende moradores da região do Pantanal.

    A ação durou cerca de quatro horas e foi realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR), composto por 25 militares da MB e do EB, nas seguintes áreas: pediatria, maternidade, alas reservadas para tratamento intensivo da Covid-19, além de escadas, corredores e banheiros acessíveis ao público externo. Ao final, a equipe e os materiais efetivamente empregados passaram pela descontaminação técnica, a fim de garantir a segurança dos envolvidos.

    O Assessor Jurídico do hospital, José Carlos dos Santos, ressaltou que a atividade realizada pelos militares “é de fundamental importância tanto para a população quanto para os 500 profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, pois demonstra cuidado e preocupação com a vida de todos”. Segundo ele, a Santa Casa está com 22 pessoas internadas, sendo oito no Centro de Terapia Intensiva, além 20 profissionais em isolamento domiciliar.

    Militares do Comando do 6º Distrito Naval já realizaram ações de descontaminação em vários locais do município de Corumbá, entre eles: Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia; Aeroporto Internacional de Corumbá; escolas; Casa de Passagem Albergue da Fraternidade José Lins; posto de fiscalização Lampião Aceso, onde está montada a barreira sanitária; além do Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, ponto de atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial.