Comando do 6º Distrito Naval realiza ação contra desmatamento ilegal na Operação Verde Brasil 2

Área desmatada na Reserva Indígena Nambikwara

Área desmatada na Reserva Indígena Nambikwara

 

 

    Uma ação da Marinha do Brasil, em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA) e à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), resultou na apreensão de 15 metros cúbicos de madeira extraída de forma ilegal, colaborando para a redução de crimes ambientais no Estado de Mato Grosso.

    Uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), se deslocou, no dia 29 de junho, até a Reserva Indígena Nambikwara, localizada no noroeste de Mato Grosso, com objetivo de contribuir para a identificação de áreas de desmatamento dentro da reserva indígena.

    A ação faz parte da Operação Verde Brasil 2, coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A operação foi deflagrada pelo Governo Federal em 11 de maio de 2020 e prevê ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e prorrogada pelo Decreto 10.394, de 10 de junho de 2020, até o dia 10 de julho de 2020.