Cerimônia marca comemoração da Data Magna da Marinha e aniversário do Comando do 6º Distrito Naval

Militares durante cerimônia

    Foi realizada, na manhã do dia 10 de junho, em frente ao prédio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), cerimônia interna alusiva ao 155º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, onde foi realizada a imposição das medalhas da Ordem do Mérito Naval, Medalha Militar e Mérito Marinheiro aos militares da ativa agraciados. O Comandante do 6º DN realizou também a troca das platinas e distintivos referentes à promoção.
    O evento comemorou, ainda, o 87º aniversário do Com6ºDN, importante Organização Militar localizada estrategicamente na fronteira Oeste do Brasil. Estão sob sua jurisdição os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a ação de presença constante de suas Forças Operativas se constitui num importante e necessário fator de segurança e de fortalecimento dos laços com os países fronteiriços Bolívia e Paraguai.
    A presença da Força na região data de 1827, quando a Marinha do Brasil instalou-se na região de Cuiabá, com a criação do Arsenal de Marinha da Província de Mato Grosso. Em 1873, por meio de Aviso Ministerial, foi determinada a construção do Arsenal de Marinha de Ladário, sendo sua pedra fundamental lançada em 14 de março daquele ano, estabelecendo um laço indissolúvel entre a Força e a Região Pantaneira.
Em 10 de junho de 1933, foi criado o Comando Naval de Mato Grosso, ao qual o Arsenal passou a se subordinar, sendo esta a data considerada para a comemoração da criação do Comando do 6º DN, que assumiu esta denominação em 1945.