Fiscalizações aéreas foram realizadas em 67 áreas no Estado de Mato Grosso
A atuação de meios do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) na Operação Verde Brasil 2 vem apresentando resultados expressivos no que tange à fiscalização com intuito de coibir ilícitos ambientais na região norte do Estado de Mato Grosso. Em dois sobrevoos realizados com uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) aplicaram mais de R$ 15 milhões em multa.
As fiscalizações aéreas foram realizadas em 67 áreas, tendo sido constatados desmates de vegetação sem autorização do órgão ambiental competente, queima e extração ilegal de madeiras em 61 propriedades rurais dos seguintes municípios de MT: Feliz Natal, Vera, Sinop, Nova Ubiratã, Cláudia, Marcelândia, União do Sul, Santa Carmem, Tabaporã, Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.
Preliminarmente, foram constatados cerca de três mil hectares desmatados ilegalmente em áreas abrangidas pelo Bioma Amazônia ou que incidem sobre Área de Reserva Legal.
Além do destacamento aéreo do EsqdHU-61, também estão empregados na Operação Verde Brasil 2 militares do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), equipes de Inspeção Naval da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) e Organizações Militares subordinadas.
Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. Deflagrada pelo Governo Federal em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e prorrogada pelo Decreto 10.394, de 10 de junho de 2020, até o dia 10 de julho de 2020.