Alunos da Escola de Formação de Reservistas Navais embarcam no Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger”

Marinheiros Recrutas durante exercício de combate a incêndio

Marinheiros Recrutas durante exercício de combate a incêndio

 

 

Doze Guardas-Marinha Médicos e 60 Marinheiros Recrutas do Serviço Militar Obrigatório (SMO), alunos da Escola de Formação de Reservistas Navais (EFRN), estrutura organizacional subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) embarcaram, no dia 9 de março, no Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT). O embarque teve como objetivo instruir e apresentar aos militares a rotina a bordo de um navio da Marinha do Brasil (MB).

A atividade teve início com o Cerimonial à Bandeira, realizado somente por militares do sexo feminino, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Em seguida, os alunos receberam explicações sobre os compartimentos e funcionamento do navio.

No período da tarde, os militares do navio realizaram exercício de combate a incêndio, posto de combate, posto de abandono e alagamento. Para o Comandante do Navio, Capitão de Corveta Vinicios De Morais, “ter esses novos militares a bordo permite que o navio demonstre procedimentos operativos que, possivelmente, eles irão vivenciar quando estiverem embarcados nas diversas operações realizadas no âmbito do Com6ºDN”.

O Guarda-Marinha (Md) Leonardo Menegon de Oliveira formou-se em Medicina em Cuiabá-MT e tem planos de, após completar residência em Fisiatria, ingressar como Médico no Corpo de Saúde Marinha. O embarque, segundo ele, “é uma oportunidade única e agregadora. É um momento enriquecedor, pois permite contato com uma rotina totalmente desconhecida por todos nós”.

Os Guarda-Marinhas (Md) ingressaram via Serviço Militar Obrigatório e cumprem, durante 40 dias, Estágio de Adaptação e Serviço para o Serviço Militar Inicial para Oficias Médicos (EAS-MD). Os Marinheiros Recrutas cumprem, durante 60 dias, o Estágio de Instrução e Adaptação (EIA-MN-RC). No período, os alunos aprendem os princípios da hierarquia e disciplina e possuem aulas sobre organização básica da Marinha; higiene e primeiros socorros; noções de combate a incêndio; fatos e tradições da Marinha do Brasil, entre outros.