Comando do 6º Distrito Naval e UFMS formam primeira turma do Projeto Marinheiro Empreendedor

Profª Dra. Roosiley dos Santos Souza; CMG (FN) Doria; CMG Macedo; CC (IM) Franco; e Secretário Municipal com os formandos

Foi realizada, na tarde do dia 9 de dezembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), em Corumbá-MS, cerimônia de formatura de 24 Marinheiros do Serviço Militar Voluntário (MN-RM2) do Complexo Naval de Ladário (CNLa) que participaram do Projeto Marinheiro Empreendedor, firmado em junho deste ano pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, (Com6ºDN) e UFMS.

“Ao final dessa etapa, tem-se a convicção de que a decisão dessa inédita parceria entre a Marinha do Brasil e a UFMS trouxe inúmeros frutos para este grupo de MN-RM2 participantes da primeira turma. Permitiu uma formação teórica e prática, com o apoio de um corpo docente e tutores altamente qualificados, enriquecendo-os de conhecimento, inovação, espírito empreendedor e desenvolvimento de plano empreendedor ao identificarem lacunas da região que podem ser exploradas, procurando assim, encontrar o ambiente ideal para a realização dos sonhos desses jovens Marinheiros após deixarem as fileiras da MB”, ressaltou o Chefe do Estado-Maior do Com6ºDN, Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Jose Gomes Doria.

A coordenadora do projeto e docente da UFMS, Professora Doutora Roosiley dos Santos Souza, agradeceu ao Com6ºDN pela realização do projeto e aos acadêmicos de Administração que participaram como monitores durante as aulas, destacando, por fim, a importância do programa aos Marinheiros, “esta cerimônia é um momento único e representa para todos a culminância de uma série de estratégias de investimento e esforços para vencer as dificuldades encontradas ao longo do curso, e que agora se configura em uma enorme conquista na vida, tanto no âmbito pessoal, profissional e social”.

Compuseram a mesa e participaram da entrega dos diplomas, além da Profª Dra. Roosiley e do Chefe do Estado-Maior, CMG (FN) Doria, o Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Prefeitura Municipal de Corumbá, André Campos; o Encarregado do Serviço de Recrutamento Distrital do Com6ºDN, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Jucemir Macedo; o Vice-Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Ladário (CeIMLa), Capitão de Corveta Jorge Eduardo Franco; e a empresária Vanessa Sanches Rodrigues.

A parceria, pioneira, teve como propósito oportunizar aos MN-RM2 o desenvolvimento de um plano empreendedor, inovador e de acordo com as possibilidades de modelos de negócios sustentáveis para a região. O programa proporcionou, também, conhecimento acerca das áreas de planejamento, marketing, economia e finanças.