Alunos do Curso de Formação de Marinheiro Fluvial de Convés
A Agência Fluvial de São Félix do Araguaia (AgSFAraguaia), Organização Militar subordinada ao Comando do 6o Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, de 30 de setembro a 25 de novembro, o Curso de Formação de Aquaviários para Marinheiros Fluviais de Convés na cidade de São Félix do Araguaia-MT.
Foram qualificados 17 Marinheiros para exercerem atividades profissionais como Aquaviários Fluviários, tripulando embarcações de transporte de carga e passageiros, propulsadas de pequeno, médio e grande porte empregadas na navegação interior, em rios ou lagos do território nacional.
O Curso de Formação de Marinheiro Fluvial de Convés (MFC) destina-se ao preparo de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 2º Grupo Fluviários, Seção de Convés. Durante o curso, foram ministradas aulas de conhecimentos elementares de primeiros socorros; prevenção e combate a incêndio; legislação marítima e ambiental; conscientização sobre proteção de navio; segurança no trabalho; prevenção e controle da poluição no meio ambiente aquaviário; relações interpessoais; responsabilidades sociais; noções de manobra de embarcação; arquitetura naval aplicada; manuseio e estivagem de cargas; básico de navegação; pintura e conservação de embarcações; estabilidade básica e técnicas de sobrevivência pessoal. Além das aulas teóricas, os alunos participaram de diversos treinamentos práticos como exercícios de combate a incêndio e aulas de navegação em embarcações da Agência e balsa Gaivota.
Na cerimônia de encerramento, que contou com a presença da Prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, da Presidente da Câmara de Vereadores, Rita Gomes, e familiares dos novos Marinheiros, a Marinheira Elma Peres do Carmo agradeceu a Marinha do Brasil, em nome dos formandos, “pela oportunidade e excelente padrão da qualificação recebida”.
O Agente Fluvial de São Félix do Araguaia, Capitão-Tenente Jaecy Fonseca de Medeiros, ressaltou que a formação destes 17 novos aquaviários representa a profissionalização e inserção no mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento socioeconômico do País e disseminação da mentalidade de segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção à poluição oriunda de embarcações dos nossos rios, lagos e lagoas.