Com6°DN visita Unidade Tarefa Nordeste da Operação Verde Brasil

Da esquerda para direita: Capitão dos Portos de Mato Grosso, CC Cristiao; Contra-Almirante Arentz; Agente Fluvial de São Félix do Araguaia, CT Jaecy

   O Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz visitou, no dia 3 de outubro, a Unidade Tarefa Nordeste da Operação Verde Brasil, em São Félix do Araguaia-MT.

      A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), está atuando, desde 24 de setembro, como Força Naval Componente (FNC) da Operação. Cerca de 200 militares, entre oficiais e praças, operam em ações de Inspeção Naval e Patrulhamento em Alta Floresta, São Félix do Araguaia e Cáceres-MT, em coordenação com os órgãos de controle ambiental e de segurança pública. O objetivo é contribuir com prevenção e repressão contra delitos ambientais e zelar pela segurança do tráfego aquaviário.

    A Operação Verde Brasil é realizada pelo Ministério da Defesa e vem sendo desenvolvida pelas Forças Armadas em parceria com instituições e órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, como Força Nacional, Corpo de Bombeiros Militares, equipes de prevenção e combate a incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar Ambiental, além do Centro Gestor Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

    A autorização do emprego das Forças Armadas no combate aos focos de incêndio na Amazônia ocorreu por meio de decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).