Comandante da Marinha visita Comando do 6º Distrito Naval

Militares e civis da Comitiva do Departamento Voluntárias Cisne Branco e da visita do Comandante da Marinha

 

No período de 16 a 18 de setembro, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, esteve em Ladário para visita ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN). Na oportunidade, foram visitadas, ainda, as instalações da Base Fluvial de Ladário, Comando da Flotilha de Mato Grosso, Hospital Naval de Ladário, Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, Centro de Intendência da Marinha em Ladário, Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e Capitania Fluvial do Pantanal, além do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, Casa do Marinheiro de Ladário (CAMALA) e Clube Marisco.
    No primeiro dia, o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, fez uma apresentação sobre as peculiaridades e atividades desenvolvidas na área de jurisdição do Com6ºDN, abrangendo os estados de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Como parte da programação, o Comandante da Marinha proferiu palavras dirigidas a oficiais e praças do Complexo Naval de Ladário (CNLa).
    Durante a visita, o Alte Esq. Ilques destacou que, há dois anos, lançou à Base Fluvial de Ladário (BFLa) o desafio de construir uma lancha apropriada para as operações na região. “Jovens engenheiros e praças da BFLa apresentaram, em poucos meses, o projeto delineado. Blindada, preço infinitamente menor que as importadas, essa lancha, nomeada Excalibur, ficou espetacular. Após passar por verificações no Rio de Janeiro, lançamos outro desafio: construir a Excalibur 2. Tive o privilégio de navegar nesta lancha e afirmo ter ficado ainda melhor que a primeira. Esse exemplo demonstra a retomada da construção naval e da plena competência da Base”.
    Na noite do dia 17, a Sociedade Amigos da Marinha – Soamar Ladário-Corumbá promoveu recepção ao Comandante da Marinha com os Soamarinos da região e autoridades locais, entre elas, os prefeitos de ambos os municípios. Na oportunidade, a Prefeitura de Corumbá entregou ao Alte Esq Ilques o Título de Hóspede de Honra, concedido por meio de decreto aprovado, por unanimidade, pelos vereadores corumbaenses.