Comando do 6º Distrito Naval promove Reunião “Cenários de Defesa 2040”

Participantes da reunião regional Cenários de Defesa

Participantes da reunião regional Cenários de Defesa

 

O Comando do 6º Distrito Naval promoveu, em conjunto com a Escola Superior de Guerra (ESG), a reunião regional para elaboração e acompanhamento dos Cenários de Defesa 2040, nos dias 10 e 11 de setembro, no Hotel de Trânsito da Marinha em Ladário.

Após a abertura do evento, conduzida pelo Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, o coordenador do Centro de Assuntos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (ESG), Capitão de Mar e  Guerra (RM-1) Eduardo Hartz Oliveira, apresentou os objetivos da reunião e a metodologia dos trabalhos desenvolvidos.

Os participantes da reunião, composta por militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), representantes dos municípios de Ladário, Corumbá, e dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, foram divididos em dois grupos. Cada grupo debateu ideias para identificar tendências, incertezas, atores e suas estratégias no cenário de defesa em 2040.

O objetivo da reunião é a coleta de dados e informações que servirão como insumos para a revisão quadrienal da Política e Estratégia Nacional de Defesa e seus documentos decorrentes.